Por que a barreira da sua pele é tão importante e como reconstruí-la

Por que a barreira da sua pele é tão importante e como reconstruí-la

Nossa pele é um órgão muito especial, mas também sensível. Ela nos envolve, representa a superfície de contato com o meio ambiente e nos protege. Mas e se ela não atuar mais assim?

Icon

A camada mais externa de nossa pele (epiderme) representa simultaneamente uma interface e uma barreira entre nós e nosso meio ambiente, sua função pode ser entendida como a de um traje de proteção biológico de alta tecnologia. Nossa pele faz serviços incríveis todos os dias, ininterruptamente.

A epiderme do rosto tem cerca de um quinquagésimo de milímetro de espessura - muito mais fina do que um fio de cabelo. Mas isso acontece muito bem nessa mudança - é constantemente configurado e desmontado. Novas células migram para a superfície da pele e mudam de uma forma aquosa para uma lipofílica (que adora gordura).

A alta proporção de água no corpo é mantida por meio dessa “eclusa”. Além disso, nosso escudo protetor também tem várias barreiras voltadas para o exterior e funções de proteção:

  • contra a penetração de corpos estranhos, bactérias e fungos
  • contra a radiação ultravioleta
  • oferece-nos uma barreira mecânica contra impactos e outras cargas
  • nos ajuda a equalizar temperaturas como calor e frio
  • evita a perda de umidade
  • ele remove as toxinas do corpo e serve como um
  • Como órgão sensorial e de contato, previne lesões, entre outras coisas

Pele desequilibrada

Nossa pele, portanto, tem uma grande responsabilidade pelas tarefas que assume para nós. Mas o que acontece se o seu equilíbrio for perturbado? O que acontece quando a barreira protetora da pele não está mais intacta?

A pele com barreiras violadas reage com muita sensibilidade, mesmo a níveis relativamente baixos de estresse. Devido à barreira prejudicada, o conteúdo natural de água da pele não pode ser mantido e ela fica cada vez mais seca. As consequências são desagradáveis: vermelhidão, fissuras, inflamação, descamação e coceira, para citar apenas alguns.

Como faço para proteger a barreira da minha pele?

Fique longe de produtos de cuidado à base de parafina, pois eles formam uma película impermeável na pele. Se tais produtos forem usados por um longo período de tempo, a barreira da pele não pode mais se regenerar e sua função é reduzida. Se você retirar o produto cosmético, ele ficará completamente seco e desequilibrado por semanas ou até meses. Demora um pouco até que ela possa voltar ao trabalho.

Esfoliantes muito fortes também podem danificar a barreira da pele. Se a pele for descascada com muita intensidade, a epiderme não pode se regenerar completamente com rapidez suficiente para manter sua função protetora natural.

Se você realmente deseja proteger a barreira da sua pele, deve evitar os emulsionantes, pois eles podem ser responsáveis por prejudicar a sua camada lipídica durante a limpeza. Um emulsificante cumpre a tarefa de combinar óleo e água em uma emulsão. Infelizmente, também perturba a produção natural de lipídios e acaba desequilibrando a pele. Portanto, em vez de usar cremes, é melhor usar cosméticos puros, como óleos orgânicos valiosos, sem esses aditivos.

As próprias substâncias da pele têm-se mostrado eficazes na regeneração e manutenção da barreira cutânea. Numerosos óleos vegetais contêm componentes, como certos ácidos graxos que podem ser construídos na barreira da pele como blocos de construção:

  • O ácido linoléico é encontrado em altas concentrações no extrato de amaranto, argan, borragem e óleo de semente de damasco
  • O ácido palmítico é encontrado no espinheiro marinho e no extrato de amaranto, no gérmen de trigo e no óleo de abacate
  • O ácido esteárico pode ser encontrado na semente de pepino, gergelim, borragem e óleo de moringa, por exemplo
  • Altos níveis de fitoesteróis podem ser encontrados na prímula da noite e óleo de gérmen de trigo, extrato de amaranto ou manteiga de karité

A humidade é a chave! A pele deve ser hidratada tanto por dentro como por fora. Beber o suficiente é, portanto, importante, como sempre! Para fornecer umidade suficiente para a pele, recomendamos o uso de águas de plantas orgânicas que penetram profundamente na pele e contêm ingredientes nutritivos.

Uma barreira de pele saudável é o pré-requisito para uma pele bonita!

Recomendamos:

-10% Código de desconto para si!

Imagem de fundo da Newsletter

− Newsletter −

Olá!

Somos Pure Skin Food e queremos que a sua pele seja radiante de saúde. Assine nossa Newsletter e receba
-10% no teu próximo pedido!

Ao subscrever a nossa Newsletter está a aceitar que processamos as suas informações de acordo com a nossa Política de privacidade