Óleos Essenciais em Cosméticos

Óleos Essenciais em Cosméticos

Os Óleos Essenciais são usados em produtos cosméticos como fragrância e devido aos seus efeitos benéficos. Explicamos como os óleos são obtidos, quais os efeitos que podem ter e como são melhor usados no cuidado diário!

Icon

Como são obtidos os Óleos Essenciais?

De todas as espécies de plantas existentes, menos de 1% contém óleos essenciais. Todas as partes da planta são utilizadas para extração, mas o tipo de planta pode ser diferente:

  • Frutas e partes de frutas, por exemplo, erva-doce
  • Flores e partes de flores, como rosa ou açafrão
  • Botões de flores, como cravo
  • Casca e madeira, por exemplo, canela, sândalo
  • Folhas e galhos, como manjericão ou tangerina
  • Raízes, por exemplo, de valeriana
  • Sementes (cápsulas), por exemplo, cardamomo
  • Agulhas, como as do pinheiro-manso

O óleo essencial é extraído das partes da planta por extração a vapor ou prensagem a frio. Ao usar óleos essenciais em casa, observe que a maioria dos óleos essenciais deve ser diluída. Você também pode usar os óleos de lavanda, camomila ou óleo da árvore do chá sem hesitação.

Do ponto de vista técnico, os óleos essenciais não são óleos, pois não contêm ácidos graxos e, portanto, também não dão volume a pele. Eles também são chamados de “voláteis” porque seu cheiro, por exemplo na pele, não é perceptível por muito tempo devido à falta de gordura.

Os óleos essenciais são naturalmente adequados contra germes, vírus e fungos porque são misturas de tantas substâncias individuais (mais de 500) que os patógenos não podem aprender com eles e se adaptar, como seria o caso com a resistência aos antibióticos, por exemplo.

Como funcionam os Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais entram facilmente em nosso organismo por meio do contato com a pele ou da inalação. Nós absorvemos as moléculas do perfume através da membrana mucosa nasal, que faz parte do sistema nervoso central. Lá alguns óleos essenciais já revelam seus maravilhosos efeitos curativos, como por exemplo o cheiro de lavanda, alecrim e eucalipto, por outro lado, nos acalma e promove a concentração.

Assim como o cheiro dos óleos é absorvido pelo nariz, outros óleos são absorvidos diretamente pela pele e exercem seu efeito ali ou em nossos tecidos e corrente sanguínea. O efeito dos óleos essenciais é tão variado quanto diferente e sempre dependente das propriedades das substâncias da planta e sua reação em nosso organismo:

  • calmante e / ou indutor do sono
  • estimulando e ativando
  • analgésico
  • promove concentração
  • supressor de tosse
  • antiespasmódico
  • cura
  • digestivo
  • ou simplesmente cuidar e proteger a pele

Os óleos essenciais podem ter efeitos intensos em nosso corpo e mente, mas contanto que você os use em uma dose adequada e de forma direcionada, eles são curas milagrosas absolutas contra doenças de todos os tipos!

Os óleos essenciais podem prejudicar a pele?

Como sempre, o mesmo se aplica aqui: A dose faz o veneno. O óleo certo para a necessidade certa na concentração certa pode ajudar, enquanto um óleo estimulante pode não ser tão confortável em peles irritadas. Portanto, recomendamos que você faça uma pequena pesquisa antes de recorrer aos óleos essenciais ao acaso.

É bem possível que a pele muito sensível reaja a certos óleos essenciais com vermelhidão, por exemplo. Como alguns óleos são estimulantes e estimulam a circulação sanguínea, isso pode acontecer em um ponto ou outro.

Você pode confiar no fato de que os óleos essenciais são sempre usados especificamente em nossos produtos e que o tipo de pele para o qual o produto é recomendado tem um suporte ideal. Na concentração em que os óleos essenciais são usados em cosméticos, normalmente pouco pode acontecer, a menos que você seja alérgico a uma determinada substância.

Como regra, os óleos essenciais nutrem a pele. Hidratam e revigoram ou têm efeito calmante, podendo também ser cicatrizantes e antiinflamatórios. Muitos óleos essenciais também têm um efeito antioxidante e, portanto, também atuam contra o envelhecimento da pele !

Recomendamos:

-10% Código de desconto para si!

Imagem de fundo da Newsletter

− Newsletter −

Olá!

Somos Pure Skin Food e queremos que a sua pele seja radiante de saúde. Assine nossa Newsletter e receba
-10% no teu próximo pedido!

Ao subscrever a nossa Newsletter está a aceitar que processamos as suas informações de acordo com a nossa Política de privacidade