Microplásticos em cosméticos

É realmente assustador as áreas da vida em que o plástico se infiltrou sem saber. Usamos até para escovar os dentes.

Icon

Plástico não é tão fantástico

É realmente assustador as áreas da vida em que o plástico se infiltrou sem saber. Nós usamos até para escovar os dentes.

Nós somos claramente contra os microplásticos! Por quê? Existem duas razões:

  1. Essas partículas de plástico não são apenas prejudiciais ao meio ambiente,
  2. Elas também são extremamente perigosas em termos de saúde.

Só na Alemanha, existem cerca de 500 toneladas de plástico microscópicas a cada ano que são usadas para cosméticos, como peelings, pasta de dente, maquiagem, etc. No total, a Europa despeja entre 80.000-219.000 toneladas de microplásticos no mar todos os anos. E por que é usado em cosméticos? Porque é barato, muito mais barato do que as alternativas naturais e biodegradáveis.

Como as partículas de plástico são muito pequenas, geralmente passam desimpedidas pelas estações de tratamento de esgoto e acabam na água e no mar. O problema: as partículas de plástico agem como um imã sobre as toxinas ambientais pouco degradáveis e as acumulam.

Do banheiro pro mar e de volta ao seu prato

Milhões de toneladas dessas minúsculas partículas de plástico poluem os oceanos, ameaçando o ecossistema marinho e a saúde humana. Microplástico é muitas vezes confundido com comida pelas criaturas marinhas e quando o peixe ou marisco acaba no nosso prato novamente, os microplásticos, incluindo as toxinas acumuladas, infiltram-se na nossa cadeia alimentar. A maior parte do sal marinho agora também contém partículas de plástico.

Todo o plástico das nossas águas e do mar não provem apenas de cosméticos. Fibras sintéticas, como lã ou poliéster, contribuem em grande parte para a poluição do plástico, pois as partículas finas se soltam durante a lavagem. Mesmo os resíduos plásticos maiores se decompõem lentamente em pequenas partículas que continuam a existir por muito tempo.

Microplásticos estão se tornando um problema macro

Os cientistas temem que o microplástico e as toxinas que ele acumula possam causar envenenamento, infertilidade e distúrbios genéticos na vida marinha e potencialmente em humanos se consumidos em doses maiores.

O que estamos pedindo? Queremos uma rotulagem clara em produtos cosméticos que contenham microplásticos. Somente dessa forma os consumidores podem realmente tomar uma decisão de compra consciente.

Alguns países proibiram o uso de microplásticos em cosméticos por lei. Esperançosamente, a UE seguirá o exemplo em breve. Até agora, isenções voluntárias têm sido usadas. Infelizmente, apesar da renúncia, nada mudou para muitos fabricantes. No entanto, não são apenas os cosméticos os responsáveis pelo desastre do plástico no mar.

O que cada um de nós pode fazer agora?

  1. Evite microplásticos em produtos cosméticos. Procure cosméticos naturais ou orgânicos certificados e estará do lado seguro.
  2. Quando se trata de roupas, também é possível encontrar alternativas em fibras naturais como o algodão ou a viscose.
  3. Evitar o plástico na vida cotidiana é complicado, mas mesmo isso pode ser feito com alguns ajustes.

Microplásticos não têm lugar nos nossos peelings. Como alternativa, oferecemos o peeling de superalimento com sementes de plantas como peeling corporal - totalmente natural para a pele e inofensivo para o meio ambiente.

Recomendamos:

-10% Código de desconto para si!

Imagem de fundo da Newsletter

− Newsletter −

Olá!

Somos Pure Skin Food e queremos que a sua pele seja radiante de saúde. Assine nossa Newsletter e receba
-10% no teu próximo pedido!

Ao subscrever a nossa Newsletter está a aceitar que processamos as suas informações de acordo com a nossa Política de privacidade