Ingrediente da semana: Óleo de Argan

Ingrediente da semana: Óleo de Argan

O óleo de argan é um dos óleos mais populares na indústria de cosméticos. Nos últimos anos, foram desenvolvidos inúmeros produtos para pele, cabelo e rosto que o contêm e dizem que fazem maravilhas. Mas por que na verdade?

Icon

Pesquisamos 5 fatos sobre o óleo de argan que devem explicar por que ele pode ser usado de forma tão eficiente em cuidados pessoais e de onde vem:

1. Origem e fabricação

Para muitas pessoas no Norte da África, a árvore de argan é essencial para a sobrevivência: ela fornece às famílias lenha, materiais de construção, frutas e o cobiçado óleo como alimento, cuidados com a pele e até é usada como remédio para muitas doenças e ferimentos. Só existe no sul de Marrocos e é uma das árvores que envelhecem particularmente, nomeadamente até aos 400 anos.

Para extrair o óleo popular dos frutos da árvore de argan, primeiro é necessário remover a polpa, por baixo está a noz de argan, da qual o caroço da semente deve ser laboriosamente arrancado novamente. Usamos somente óleo de argan prensado a frio em nossos produtos.

Interessante: toda árvore de argan pertence ao Marrocos. Indivíduos privados e famílias berberes só têm direitos de uso e manejo para a colheita. Sacudir uma árvore ou mesmo cortá-la é estritamente proibido.

2. O que há dentro?

O óleo semi-gordo contém muitas vitaminas A, B e E. Seu efeito calmante deve-se à grande quantidade de ácidos graxos, ômega-3 e ômega-6. Estes são conhecidos pelos seus efeitos benéficos na nossa pele. Além disso, o óleo de argan também contém uma alta proporção de ácido oleico, outro ácido graxo que também é encontrado no sebo humano, por exemplo. Ajuda a reter a umidade da pele e do cabelo.

Os flavonóides vegetais também contidos têm um efeito antibacteriano e desinfetante. Além disso, diz-se que o óleo de argan tem um efeito regulador da sebo. Isso o torna particularmente adequado para peles oleosas e mistas (grau de comedogeneidade 0).

Mas o óleo de argan também é uma verdadeira arma secreta para o cabelo: contém tocoferol (vitamina E), que estimula o crescimento do cabelo e fortalece as raízes. Os fitoesteróis também proporcionam grande brilho e elasticidade.

3. Efeito e Aplicação

Tradicionalmente, o óleo de argan era usado para tratar acne e erupções cutâneas. O seu efeito calmante, hidratante e revigorante protege a pele e ajuda a sua regeneração. O óleo de argão é adequado para todos os tipos de pele e pode ser usado na pele, cabelo e couro cabeludo. Aqueles que têm áreas particularmente secas e rachadas também podem tratá-las muito bem com óleo de argan puro.

O óleo também é um verdadeiro deleite para o cabelo: você pode massagear diretamente nas pontas do cabelo como um produto de cuidado, sem se preocupar se algo vai grudar ou pesar no cabelo. Os ácidos graxos e antioxidantes mencionados acima facilitam o penteado e fazem seu penteado brilhar incrivelmente bonito.

4. Por que Bio?

Quando a demanda internacional por óleo de argan para produtos cosméticos aumentou na década de 1990, empresas internacionais compraram o óleo em grandes quantidades para poder vendê-lo na Europa e na América a preços mais baixos. O estado marroquino restringiu as exportações em massa para o exterior e, assim, facilitou o acesso das cooperativas menores ao mercado. Hoje, grande parte do óleo de argan usado em todo o mundo é cultivado em cooperativas de mulheres, muitas das quais agora são até certificadas como orgânicas.

5. Cabras

Por que as cabras aparecem nas árvores de argão em tantas fotos? Devido ao seu tronco baixo e galhos baixos, os animais podem chegar facilmente aos deliciosos frutos. Como a polpa não é necessária para a produção de óleo, os fazendeiros deixam como refeição das cabras. Antigamente, as sementes que as cabras excretavam eram até colhidas do solo, limpas e distribuídas aos demais na prensa. Hoje, isso raramente é praticado.

Nós usamos somente óleo de argan orgânico de comércio justo de uma cooperativa de mulheres em Marrocos em nossos produtos.

Recomendamos: