Por que não usamos óleo de palma: pelo bem do Meio Ambiente

Por que não usamos óleo de palma: pelo bem do Meio Ambiente

O óleo de palma - o óleo vegetal mais barato do mercado - está escondido em tantos produtos, mas conosco não! Por que o óleo de palma está definitivamente fora de questão para nós?

Icon

O óleo de palma - o óleo vegetal mais barato do mercado - está escondido em tantos produtos, mas conosco não! Por que o óleo de palma está definitivamente fora de questão para nós?

Nenhum outro óleo é produzido em tais quantidades como o óleo de palma. 64,5 milhões de toneladas foram produzidas em todo o mundo em 2016/17. O montante dobrou desde 2002/03. E como você dobra a quantia? Muito simplesmente: duplicando também a área de cultivo. É prático que a palma prospere em países tropicais, onde mão de obra barata está disponível e os direitos humanos e a proteção ambiental têm pouca prioridade. Grilagem de terras, trabalho infantil e condições de trabalho análogo ao escravo não são incomuns nas grandes plantações. A Amnistia Internacional acusa os fabricantes de cosméticos de violações dos direitos humanos nas plantações das quais empresas conhecidas como Nestlé, Proctor & Gamble e Unilever compram a matéria-prima. A Anistia denunciou salários diários de € 1,41, contacto direto com herbicidas tóxicos e a cooperação de crianças de 8 a 14 anos, algumas das quais tiveram que realizar trabalhos muito perigosos.

Fatos difíceis

  • 64,5 milhões de toneladas de óleo de palma foram produzidas em todo o mundo em 2016/17
  • Isso é o dobro do que em 2002/03
  • Indonésia e Malásia sozinhas produzem 3/4 da produção global de óleo de palma
  • A Indonésia já sacrificou metade da área da floresta tropical para plantações de óleo de palma
  • O óleo de palma é comercializado como alternativa barata aos combustíveis fósseis
  • 90% do óleo de palma produzido mundialmente é destinado ao mercado europeu (devido à promoção do ágar diesel)

Óleo verde? De jeito nenhum!

Mas promover o biodiesel também não é uma solução, porque um hectare de floresta tropical armazena 300 toneladas de carbono, um hectare de plantação de óleo de palma apenas 40 toneladas. Portanto, proteger a floresta tropical seria a melhor maneira de proteger o clima.

Em cosméticos, o óleo de palma é apenas um enchimento barato. Não possui propriedades especiais para o cuidado da pele. E também nos mantimentos, o óleo de palma é apenas uma forma de maximizar a faixa de preço. Existem muitas alternativas mais saudáveis.

Portanto, leia os ingredientes, tente evitar o óleo de palma e coma com mais frequência (ou melhor ainda) puramente vegetal. Pelo nosso Meio Ambiente e pelo nosso Clima!

Recomendamos:

-10% Código de desconto para si!

Imagem de fundo da Newsletter

− Newsletter −

Olá!

Somos Pure Skin Food e queremos que a sua pele seja radiante de saúde. Assine nossa Newsletter e receba
-10% no teu próximo pedido!

Ao subscrever a nossa Newsletter está a aceitar que processamos as suas informações de acordo com a nossa Política de privacidade